Díli (Timor Leste). No dia 25 de fevereiro de 2023, no Ginásio Dom Bosco de Díli Comoro, Timor-Leste, os jovens do Movimento Juvenil Salesiano organizaram um concerto para arrecadação de fundos com diversas bandas musicais, para apoiar as despesas da viagem e a participação na JMJ de Lisboa, em Portugal, de 1º a 6 de agosto de 2023.
A Jornada Mundial da Juventude é um evento internacional importante para o crescimento espiritual e humano dos jovens, para fortalecê-los na comunhão entre eles e aumentar o senso de pertença à Igreja Universal e à Família Salesiana. Numerosos grupos pertencentes às Dioceses e ao Movimento Juvenil Salesiano das realidades de todo o mundo estão se organizando para preparar-se ao evento tanto com momentos formativos quanto com atividades e iniciativas para apoiar economicamente a experiência e vivê-la de modo consciente e responsável.
Para que os jovens do MJS de Timor também possam estar presentes neste evento único e, retornando, compartilhar a riqueza da experiência, a Coordenadora de Pastoral Juvenil da Inspetoria Santa Maria D. Mazzarello (TIN), Ir. Júlia Fernandes de Jesus Marçal, com alguns jovens do MJS, convidou algumas bandas e cantores timorenses – alguns dos quais também já se apresentaram em nível internacional – a participar de um concerto para arrecadação de fundos (Fundraising).
A primeira resposta positiva veio do líder do grupo Família Klan, Maun Ametha, que se mostrou logo disponível a ajudar os “jovens de Dom Bosco”, já que ele próprio era ex-aluno do oratório. Em sinal de gratidão pelo que recebeu como oratoriano, ofereceu gratuitamente o sistema de áudio e iluminação, trabalhou para a preparação e a realização, e tocou com sua banda sem cobrar nada.
Posteriormente, outras 12 bandas e artistas foram contatados. Com grande surpresa e alegria, os jovens e as Irmãs constataram que em quase todos os grupos havia membros que tinham feito parte do MJS, então aceitaram de boa vontade, dizendo: “Estamos felizes em receber a proposta dos membros atuais e somos gratos a Deus pelo que recebemos frequentando o oratório, por termos sido animadores e, alguns, ex-alunos da Escola”.
Os jovens do MJS Timor, com coragem e responsabilidade, levaram adiante o projeto enfrentando muitos desafios, encontrando também o caminho aberto graças à generosidade e simplicidade dos artistas. Diversos patrocinadores e benfeitores também apoiaram o concerto e contribuíram para a preparação com tendas, cadeiras, comida e para facilitar a condução da noite.
Antes do evento, foram vendidos 840 bilhetes a um preço baixo para os jovens e a um preço mais elevado para os “VIP” que também promoveram a iniciativa levando-os até às casas e escritórios. Mais ingressos foram vendidos naquela mesma noite por um preço mais alto. Ao final foram vendidos quase 1.400 ingressos, mesmo que nem todos tenham conseguido participar.
“Como Maria, venho para servir” foi o tema da noite, inspirado no tema da JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), em que atuaram a artista Marvi e as bandas: The kraken, Gantajo , Juju e amigos, Kalvari, Galaxy, família acústica, new village e Lulik ba Dame, orquestra Pe. Aderito, SDB, de Baucau e grupos com danças culturais de Timor Furak e Wehali.
O concerto decorreu com sucesso, graças também aos apresentadores, um dos quais renunciou a um dia de trabalho para não faltar ao evento. Todos os participantes apreciaram o concerto, que foi realizado pela primeira vez como MJS e teve grande apoio da polícia local e de todos os que contribuíram com generosidade. Para agradecer aos “doadores especiais” os Delegados de Pastoral Juvenil das FMA e dos SDB, com os jovens do MJS entregaram um “Certificado de Apreço”.
O agradecimento foi também aos pais dos membros da coordenação nacional do MJS, pela confiança depositada em seus filhos e por permitir-lhes aprender a servir e se formarem para ser “jovens apóstolos para os jovens”.