Mensagem ao Reitor Mor dos Salesianos Pe. Ángel Fernández Artime

Mensagem ao Reitor Mor dos Salesianos Pe. Ángel Fernández Artime

logo-bicentenario-dom-bosco«Estimado e querido Reitor Mor Pe. Ángel,

 

dirijo-me ao senhor, com grande alegria e reconhecimento no dia da abertura oficial do ano bicentenário do nascimento de Dom Bosco, para desejar à Congregação Salesiana e a todos os grupos da Família de Dom Bosco, dirigida pelo senhor com sabedoria carismática, uma feliz e santa ocorrência.

São votos que lhe chegam em nome das irmãs do Conselho Geral e interpretam os sentimentos das FMA do mundo inteiro, para invocar de Deus a abundância de bênçãos sobre o Reitor Mor e sobre toda a Família Salesiana.

Nós nos empenhamos em viver o triênio de preparação, seguindo as indicações de Pe. Pascual Chávez Villanueva, então Reitor Mor, que convidava a Família Salesiana a conhecer Dom Bosco, a aprofundar sua pedagogia fundada no Sistema Preventivo e animada pelo impulso do da mihi animas cetera tolle, a reavivar a espiritualidade de Dom Bosco e, por fim, a viver o ano de celebrações como missão de Dom Bosco com os jovens e para os jovens.

Acompanhei o convite de Pe. Pascual com uma carta às Inspetoras ( 31 de janeiro de 2011) na qual destacava a importância do bicentenário como oportunidade privilegiada para reavivar a identidade carismática.

Em minhas visitas a diversas partes do mundo pude constatar o acolhimento das etapas propostas.

Com a mesma paixão acolhemos do senhor, Pe. Ángel, na qualidade de décimo Sucessor de Dom Bosco, o relançamento do ano de celebrações. A Estreia para 2015, da qual o senhor nos enviou a síntese com antecedência , identifica no lema: “Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens” a ocasião para relançar um caminho de fidelidade ao chamado que Dom Bosco sentiu, ouviu e traduziu em vida.

Estamos convencidas, com o senhor, Pe. Ángel, de que o dom de Dom Bosco à Igreja e à Família Salesiana deverá lançar-nos, com a maior força possível, rumo à missão de educar evangelizando, deverá traduzir-se em verdadeira e própria conversão pastoral, como pede o Papa Franciso, e interessar a todos os grupos da Família Salesiana.

Ao senhor e a todos os Salesianos o augúrio de atualizar Dom Bosco hoje. O nosso Fundador suscita em toda parte entusiasmo e admiração: sinal de que é capaz de falar aos jovens e de atraí-los com seu carisma. No senhor, Pe. Ángel, agradeço a todos os Salesianos pelo próprio ministério, do qual nos valemos de modo preferencial, por sua fraternidade, por serem pioneiros em terras dificílimas, às vezes, arriscadas. Os Salesianos arriscam por Deus e por Dom Bosco com o fim de realizar seu sonho, que é sonho de vida e de felicidade para os jovens. Um sonho de futuro centralizado na qualidade de relações fortemente humanizadoras e evangelizadoras no espírito de família.

Como Instituto fundado diretamente por Dom Bosco, convidei as FMA a viverem este acontecimento como possibilidade de profunda renovação no entusiasmo vocacional; de ação de graças pelo grande dom do carisma salesiano para a salvação da juventude de todos os tempos e de todos os contextos culturais; de esperança no futuro ( cf circular coral de 16 de julho de 2014).

Estamos certas de que Maria Domingas Mazzarello do céu se alegraria pelo bicentenário do nosso comum Pai e Fundador, de quem tinha percebido a sintonia especial com o que ela ia fazendo com as meninas, intuindo a santidade de vida dele, desde o primeiro encontro em Mornese: “Dom Bosco é um santo e eu o sinto”!

Nele estão nossas raízes. Em seu coração continua guardado o grande sonho que se atualiza cada dia em nosso Instituto: sermos Monumento vivo de gratidão a Maria Auxiliadora.

Com simplicidade, Madre Mazzarello acentuava: “ As Constituições foi Dom Bosco quem nos deu. Ele sabe o que Nossa Senhora quer de nós”, convidando assim as FMA a vivê-las como caminho privilegiado de santidade.

Reitor Mor no joven siraNo ano bicentenário que se abre, e que, de modo surpreendente coincide com o Ano da Vida Consagrada, queremos interrogar-nos sobre como fazer resplandecer o Momumento vivo do Instituto, como dar-lhe novamente vitalidade e frescor carismático. O segredo o encontramos nas intuições de Dom Bosco, atualizadas e vividas em Mornese com estilo feminino. Nós as sintetizamos no tema do Capítulo Geral XXIII: “Ser hoje com os jovens casa que evangeliza”.

Dom Bosco nos ajude a realizar este chamado, para que possamos ser casa acolhedora para as jovens gerações e, com elas, sair para evangelizar. Cuide com ternura especial de sua missão, Pe. Ángel, e a encha de bênçãos.

Maria Auxiliadora, neste especial ano de graça, obtenha para toda a Família Salesiana novas e santas vocações. Ajude-nos a sermos Dom Bosco vivo hoje, prolongando sua presença e sua obra educativa evangelizadora.

 

Com grande afeto e estima,

Suor Yvonne Reungoat fma»