O Reitor-Mor, Dom Ángel Fernández Artime, entre os novos Cardeais
No dia 9 de julho de 2023, no final do Angelus, o Papa Francisco anunciou um Consistório para a criação de novos Cardeais, entre eles o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Dom Ángel Fernández Artime.
Roma (Itália). Em 9 de julho de 2023, no final do Angelus, o Papa Francisco anunciou um Consistório para a criação de novos cardeais, apresentando os nomes com estas palavras:
“Agora gostaria de anunciar que no próximo dia 30 de setembro farei um consistório para a nomeação de novos Cardeais. Sua proveniência expressa a universalidade da Igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. A inserção dos novos Cardeais na Diocese de Roma, além disso, manifesta o imprescindível vínculo entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas no mundo”.
Dom Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, está entre os 21 Cardeais nomeados pelo Santo Padre, que concluiu o anúncio pedindo-lhes a oração:
“Rezemos pelos novos Cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, Sumo Sacerdote misericordioso e fiel Sumo Sacerdote (cf. Heb 2, 17), me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o Santo povo fiel de Deus”.
A notícia suscitou grande surpresa e alegria nas realidades salesianas de todo o mundo. A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, expressa assim o seu desejo:
“Unimo-nos à alegria de toda a Família Salesiana e como Filhas de Maria Auxiliadora asseguramos a nossa fraterna e intensa oração para que Dom Ángel possa expressar no coração da Igreja o coração de Dom Bosco, e levar a Luz aos crentes, sobretudo aos jovens”.
Dom Ángel Fernández Artime, nasceu em 21 de agosto de 1960 em Gozon-Luanco (Astúrias), Espanha; emitiu a primeira profissão no dia 3 de setembro de 1978, os votos perpétuos em 17 de junho de 1984, em Santiago de Compostela e foi ordenado sacerdote no dia 4 de julho de 1987, em León. Natural da Inspetoria de León, obteve a licenciatura em Teologia Pastoral e em Filosofia e Pedagogia.
Foi Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil, Diretor da Escola de Ourense, Conselheiro e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, Inspetor.
Depois de fazer parte da comissão técnica que preparou o 26º Capítulo Geral, em 2009 foi nomeado Superior da Inspetoria da Argentina Sul, com sede em Buenos Aires. Nessa função teve a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mário Bergoglio, hoje Papa Francisco.
Em 23 de dezembro de 2013 foi nomeado Superior da nova Inspetoria da Espanha Mediterrânea, dedicada a “Maria Auxiliadora”, mas antes de poder assumir este novo serviço, em 25 de março de 2014, foi eleito pelo 27º Capítulo Geral como novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana e X Sucessor de Dom Bosco. No dia 11 de março de 2020 foi confirmado Reitor-Mor dos Salesianos, para um segundo sexênio, 2020-2026.
(cgfma.org)