“Um coração grande e generoso”
A proposta do Tríduo em preparação à Solenidade de Santa Maria Domingas Mazzarello no 150º aniversário de Fundação do Instituto das FMA.
Roma (Itália). Na ocasião do Tríduo em preparação à Solenidade de Santa Maria Domingas Mazzarello, em 13 de maio de 2022, pelo 150º aniversário de Fundação do Instituto, a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola e seu Conselho compartilham a proposta de animação elaborada pela Irmã Eliane Petri Anschau, no setor do Curso de Espiritualidade das Filhas de Maria Auxiliadora.
Na apresentação, destaca-se que “Madre Mazzarello viveu a profecia da presença, com todas as nuances do carisma salesiano interpretado em Mornese de maneira genial e tipicamente feminina”.
Irmã Eliane recorda que, com a sua “presença materna” e a sua “presença educativa” nas origens do Instituto das FMA, Madre Mazzarello colaborou para formar comunidades geradoras de vida e para anunciar o Evangelho da alegria a muitos jovens. Podemos descrever Madre Mazzarello com suas próprias palavras: uma mulher de “coração grande e generoso” (C 47,12), uma mulher geradora de vida.
Mas como era Madre Mazzarello? O que notavam nela aqueles que viviam a seu lado?
Pode-se conhecê-la melhor “olhando-a pelos olhos, mente e coração de quem a conheceu em vida, que viveu ao lado dela, viu-a em ação e compartilhou um trecho de caminhada com ela”.
Por isso foram escolhidos 4 testemunhos, um para cada dia do Tríduo e um para o dia da Festa
- João Cagliero: diretor geral do Instituto de 1874 a 1884;
- Henriqueta Sorbone segunda assistente e vigária geral do Instituto;
- Caterina Daghero: vigária geral do Instituto e, na morte de Madre Mazzarello, sucessora no governo e animação do Instituto;
- Petronilla Mazzarello: a amiga íntima de Maria Domingas Mazzarello.
Todos os quatro, além de ter vivido ao lado de Madre Mazzarello, foram testemunhas do processo de Beatificação e Canonização. A palavra lhes será deixada, para que ajudem a apreender alguns elementos da Santidade de Maria Domingas Mazzarello, para entrar em maior profundidade no segredo da sua maternidade educativa.
“Petronilla Mazzarello, em ordem cronológica, deve ser a primeira testemunha, mas nós a propomos para o dia da festa de Madre Mazzarello. É a amiga íntima e aquela que compartilha, desde o início, do sonho de Main de se dedicar totalmente à educação das meninas. Ela é também testemunha privilegiada no processo de Canonização porque viveu por mais tempo ao lado de Madre Mazzarello”, explica Irmã Eliane.
É uma proposta ágil, que oferece pontos de reflexão através de vídeos curtos acompanhados de fichas com o texto.
A Madre e o Conselho geral sugerem utilizar esta proposta de Tríduo no desejo de tornar sempre mais vivo o sentido de pertença, a gratidão alegre e fecunda criatividade que torna a FMA “presença” até aos confins da terra.
Fichas para o Tríduo e a Festa
Estudos e biografias, coletados no site do Centro de Estudos sobre as Filhas de Maria Auxiliadora, podem ser usados para aprofundamentos sobre os testemunhos no processo de canonização: