Vida que se expande: experiência de encontro com nossas raízes

Vida que se expande: experiência de encontro com nossas raízes
Projeto Mornese – Língua Portuguesa

O Projeto Mornese realizado entre os dias 07 de outubro a 04 de novembro de 2017, foi uma experiência de encontro com nossas raízes e fontes carismáticas nestes 140 anos da primeira Expedição Missionária das FMA e do bicentenário do nascimento do salesiano Dom Domenico Pasquale Pestarino, o grande diretor espiritual de Madre Mazzarello e da primeira comunidade.

Foi um tempo de reavivar a alegria da vocação, da consagração. Somos um grupo de 11 FMA de língua portuguesa, provenientes de três países: Timor Leste, Moçambique e Brasil, coordenadas pelas Irmãs brasileiras Lúcia Nair Tironi, BPA e Ana Clébia Palheta Lima, BMA e Ir. Carmen Figueroa, de Porto Rico, Coordenadora Geral do Projeto Mornese, atualmente fazendo parte da comunidade de Mornese. Tivemos a alegria da presença e participação do brasileiro, Pe. Sérgio Ramos de Souza, SDB, que acompanhou a etapa de Mornese.

A nossa vocação nasce de um profundo sentido de vida eclesial, como foram as experiências de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. Esta convicção nos levou a renovar o nosso compromisso de consolidarmos a nossa inserção numa Igreja local e, nesse momento particular, convocadas a estarmos em saída como nos pede o Papa Francisco e a entregar nossa vida aos jovens mais pobres como fizeram Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Desta forte vivência eclesial em Roma partimos para as fontes carismáticas do Instituto, onde aprofundamos e redescobrimos os valores essenciais da nossa espiritualidade e missão. Sentimos uma grande emoção em perceber o quanto Dom Bosco é vivo e atual e como Madre Mazzarello, soube acolher as inspirações do Espírito Santo, que a preparava para o mesmo sonho carismático em favor das jovens. Os dois intuíram as reais necessidades dos jovens e souberam dar respostas adequadas e antecipadas ao próprio tempo e, como viveram intensamente a filiação à Nossa Senhora Auxiliadora, que desde a infância indicou caminhos para que eles se tornassem instrumentos de salvação para a juventude empobrecida.

O Dom recebido pelos nossos pais fundadores ultrapassou os mares e foi se difundindo para todos os Continentes com forte impulso missionário, uma dimensão essencial do nosso carisma, anunciar Jesus Cristo e o seu Reino de amor e justiça para todos.

Nós, Filhas de Maria Auxiliadora, sentimos a alegria de seguir Jesus Cristo que nos envia a abrir caminhos juntamente com os jovens e leigos, como fizeram Dom Bosco e Madre Mazzarello e tantas de nossas Irmãs. Portanto, fica o empenho em renovarmos continuamente a paixão e o compromisso para com a missão educativa evangelizadora em nossas várias realidades a fim de que os jovens sejam “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Agradecemos fraternalmente o nosso Instituto, nossas Inspetorias e as comunidades por onde passamos˸ Casa Geral, Sacro Cuore, Turim, Maria Auxiliadora 35, Chieri, Mazzarelli, Colégio em Mornese, os salesianos de Genova e as Irmas de Nizza por esta oportunidade de revisitar nossas fontes. Concluimos, agradecendo mais uma vez, as orações e todos aquelas que nos acompanharam direta e indiretamente o nosso Projeto Mornese.